“Des(a)fiadas” é uma criação audiovisual coletiva entre três artistas mulheres – Daliana Cavalcanti (Cantora Lírica e Poetisa), Mainá Santana (Bailarina e Escritora) e Paula Queiroz (Atriz e Diretora de Teatro) – quatro linguagens: ópera, teatro virtual, dança e audiovisual, que parte da investigação e da improvisação, por meio da temática dos “fios”.

 

A imagem dos fios foi escolhida pelas artistas porque remete às Rendeiras Nordestinas, às Moiras (divindades da mitologia grega que tecem e cortam os fios da vida dos deuses e dos mortais), à vida, às conexões que fazemos no âmbito virtual e real e, por fim, artesãs que trabalham com fios e que nos inspiram.

 

É uma obra experimental que se deu no hibridismo entre as linguagens artísticas da música, dança, teatro online, e audiovisual e dialogou com perspectivas femininas no tocante aos seus corpos, fazeres artísticos, percepções e histórias de vida, feitas de suas casas, respeitando as medidas de isolamento social, nesta época de pandemia de COVID-19.

 

Assim, depois de quatro meses de experimentação, criação, e muitos desafios, nasce “Des(a)fiadas”, um curta que traz um retrato de três mulheres, artistas que se lançam no desafio de sair das suas zonas de conforto e deixar o medo de lado para criar livremente.

 

Após a exibição do vídeo, haverá um sarau onde todos os expectadores poderão participar, com um poema, música ou dança, de até 3 minutos de duração, seguido de um bate-papo com as criadoras.

 

Des(a)fiadas é, portanto, um sarau poético que reúne composições autorais que se entrelaçam com suas histórias, conhecimentos, poesias, canto e dança, buscando através da troca e do encontro, mesmo que virtual, curar as cicatrizes que o tempo e a sociedade infligiram.

 

 

Sinopse: este sarau é o começo de um grande encontro. Entre nós, entre vós, entre todes. O caminho para a construção dessa trama foi uma experimentação despretensiosa e (quase) sem julgamentos. Creiam ou não creiam, sobrepomos nossas vidas ao longo desses meses para vir aqui, cara limpa e mala feita, nos apresentar a vocês. Tudo aqui é nosso: versos, músicas, textos, pensamentos, quadros em composição e decomposição, numa costura de linguagens que se entrelaçam e se emaranham. Sejam bem-vindes! Mas por onde começamos? O que faremos? Como faremos?

 

 

Ficha Técnica

 

Elenco: Daliana Cavalcanti, Mainá Santana e Paula Queiroz.

Direção: Mainá Santana, Daliana Cavalcanti e Paula Queiroz.

Textos, poesias e letras: Daliana Cavalcanti, Mainá Santana e Paula Queiroz.

Composições musicais: “Memórias de dor, paixão e saudade”, “Des(a)fiadas”, “Invenção Nº 01”, “(Des)encontros”: Daliana Cavalcanti.

Outras Músicas: “Tre volte miagola” da ópera Macbeth: Giuseppe Verdi.

Voz: Daliana Cavalcanti, Mainá Santana e Paula Queiroz.

Áudio, Edição e Finalização: Mainá Santana

Captação de imagens: Mainá Santana, Daliana Cavalcanti e Paula Queiroz.

Arte Gráfica: Paula Queiroz