Nesta terça-feira, no jornal Potiguar Notícias – Primeira Edição, o jornalista Cefas Carvalho entrevistou a escritora Lúcia Eneida, que falou sobre a sua produção literária, além do lançamento, pela editora B37, do seu novo livro, “Enquanto a Chuva Não Vem”, trabalho contemplado pela Lei Aldir Blanc, além de contar com o apoio do governo do estado (via Fundação José Augusto), a Secretaria Especial de Cultura e o Ministério do Turismo. O prefácio do livro é do jornalista Geraldo Queiroz, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

De acordo com a escritora, a inspiração para a composição da obra surgiu a partir do confinamento ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, na medida em que precisou manter-se em atividade, a fim de superar, segundo ela, o tédio. Para ela, ainda, o ano de 2019, em que dirigiu peças teatrais e lançou o livro Maria Queiroz Baia – Exemplo de Superação Contra o Preconceito, foi extremamente produtivo, diferentemente das dificuldades que surgiriam no ano seguinte, em 2020.

Em relação ao teor do livro, a escritora explica: “a obra é uma compilação de contos sobre os mais diversos temas, desde a escravidão, a seca, a violência urbana, a superação, o amor e o respeito. Inclusive, eu tenho a preocupação em dar voz aos personagens, sejam os sertanejos, completamente excluídos da sociedade, e aos escravos, humilhados pelo cativeiro. Ademais, eu procurei também fazer um resgate histórico sobre Natal, desde o início do século passado, enfocando as tradições e os costumes do nosso povo, além de inserir nos textos uma pitada de humor”.

No que se refere ao lançamento do trabalho, Lúcia Eneida orienta: “infelizmente, não poderemos lançá-lo presencialmente, mas haverá uma cerimônia virtual, que acontecerá no sábado (22/05), às 17h, pelo Facebook da ALAMP Oficial (Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares). Para quem tiver interesse, pode, inclusive, receber o livro em sua casa, a partir do valor de 30 reais”.

Para assistir à entrevista, acesse o link: https://youtu.be/ccrXqFF40jo