Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ex-presidente Michel Temer fez um balanço do atual cenário da política brasileira, sobretudo no que se refere à disputa presidencial de 2022. De acordo com o emedebista, não é preciso limitar a possibilidade de Lula ser eleito novamente, no sentido de que, se o seu retorno for aprovado pela maioria da população, o assunto está encerrado.

 

Segundo Temer, em uma análise circunstancial, o momento aponta para o regresso de Lula ao poder, e que ele, particularmente, não se opõe a uma nova gestão do petista. “Acho que essa é uma decisão do povo. É o povo quem tem que decidir. Por exemplo: se for se basear na pesquisa atual, tudo indica que boa parte dos votos irão para o Lula, não é? Eu não teria nenhuma objeção… Se o povo decidir que é o Lula, tá decidido”, ressaltou o ex-mandatário em referência à ultima pesquisa, promovida pelo IPEC, que aponta Lula na liderança com 20 pontos de vantagem em relação a Jair Bolsonaro.

 

No que concerne à carta de retratação de Bolsonaro sobre as manifestações do último dia 7 de setembro, Temer reiterou a versão de que foi convocado pelo atual presidente para ajudá-lo a se redimir diante da opinião pública, além de amenizar a relação conflituosa entre executivo e judiciário. Em dissonância a essa declaração, Bolsonaro afirmou que foi Temer quem o procurou.

 

Ainda no que tange à produção da carta, Temer ratifica que seu objetivo não foi salvar Bolsonaro da destituição da presidência (impeachment), mas colaborar com a promoção da harmonia entre as instituições republicanas.

 

Por fim, o ex-presidente indicou que a polarização entre Lula e Bolsonaro é uma tendência cada vez mais concreta, uma vez que os votos da chamada “terceira via”, pelo número de candidatos, tendem a se fragmentar. “O eleitorado tem o direito de ter uma outra opção. Agora, sou muito franco. No começo tinha muito entusiasmo por ela, mas vejo que no presente momento começa a atomizar, a espalhar um pouco os votos da chamada terceira via”, salientou.

Foto: correiobraziliense.com.br