No próximo sábado, dia 18, às 10h da manhã, inaugura-se mais um canto para atrair leitores versos, artes e outras prosas. Após uma trilha de projetos culturais que geraram bons frutos na região, especialmente Nísia Floresta, a professora Rejane Souza envereda-se, agora, no campo dos sebos de novos e usados. O projeto já foi lançado oficialmente na 11ª Edição do FliPaut em Pipa no início de Dezembro e, agora, chega ao espaço físico. Embora, o mesmo já esteja circulando no ambiente virtual @terceiramargemdolivro, despertando a curiosidade dos adeptos à literatura. Não se trata de um Sebo Tradicional, a ideia é agregar outros bens culturais ao projeto. Um deles é envolver ações junto ao artesanato, fato que já teve início a partir do convite feito à idealizadora através do Coordenador de Cultura de São José de Mipibu, Marlos, que tem incluído um canto para exposição dos livros nas feirinhas de artesanatos locais. Além disso, Rejane Souza visa mobilizar exposições, saraus, lançamentos de livros, cafés literários, encontro com os poetas e escritores, um canto de leitura espontâneo para a literatura infantil, atraindo os pequenos leitores.

E pretende, ainda, dialogar com autores (a) da literatura potiguar e com os movimentos literários femininos (ALAMP, SPVA) para ser a fonte de vendas dos livros publicados por essa demanda na região. “Desde que retornei para Nísia Floresta em 2008, que desejava montar algo que estivesse ligado à educação, cultura…No início pensei em uma Assessoria Educacional, mas não foi possível. Há cinco meses, o vereador Jean Nerino, que também me concedeu o título de cidadã mipibuense em 2019, havia cedido esse quiosque, porém a pandemia não permitia a gente se aventurar no presencial. Agora, ainda com os cuidados essenciais, podemos chegar um pouco mais próximo”, comenta Rejane. Embora o mercado dos e-books seja uma realidade, a magia do livro impresso é paixão de muitos, pois para muitos leitores, a escolha de um livro é um ritual. É preciso ir à livraria, folhear as páginas e sentir o cheiro das folhas marcadas pelas histórias que transcenderam a escrita e alcançaram o coração dos apaixonados pela leitura. O Sebo Terceira Margem do Rio será inaugurado no dia 18 de Dezembro – às 10h – Shopping Popular – QUIOSQUE 20. Praça Desembargador Celso Sales – 140 – Centro de São José de Mipibu-RN.

“O lugar de livros deve ser sempre bem cuidado, com toque de surpresa e encanto, pois é essa a ideia do projeto do sebo transformar o lugar em objeto de desejo e atrair os leitores”. Cita a professora, que já tem em seu currículo de produtora cultural os seguintes projetos:

  1. Projeto de formação de leitores na área de literatura infanto-juvenil –BNDES-Banco do Nordeste-Governo Federal (2012/2013) – Nísia Floresta/RN.
  2. I Feira Literária de Nísia Floresta – I FLINÍSIA- (PARÓQUIA NS do Ó, SEBRAE SEEC/FJA/UFRN/MINC/NE/CORREIOS e Outros.
  3. Biblioteca Comunitária Dona Mariinha – Equipe da Comunidade de Tororomba- FM Executivo. (2013-2020).
  4. I Feira Cultural e Empreendedora – parceria Paróquia Nossa Senhora do Ó – SEBRAE -2016.
  5. I Alpendre Literário –(2018)
  6. III Encontro Nacional do Mulherio das Letras no RN (2019) –Apoio Governo do Estado (SEEC/RN/FJA/ Sec. Estadual de Turismo/ Gabinete Civil)- SEBRAE e outros.